Recentes

6 de outubro de 2012

FRANCISCO: INSPIRAÇÃO PARA O NOSSO SEGUIMENTO


Somos chamadas a seguir Jesus Cristo vivendo o Evangelho, conforme a inspiração de
São Francisco de Assis. Olhando para ele, queremos trazer para nossa reflexão três aspectos que consideramos fundamentais: 

A OPÇÃO PELOS POBRES

Jesus para Francisco não é somente aquele que fez milagres e falou palavras poderosas, mas é também o Cristo sem propriedade, que nasceu nu numa manjedoura e morreu nu numa Cruz.  Francisco olhava o mundo, a humanidade e Deus a partir desta perspectiva.
Assim como o foi para Francisco, pobreza é para nós uma forma de vida que afeta a pessoa toda. Requer não só abandono dos bens materiais ou o desapego do que temos, mas também a partilha mútua dos nossos dons, do nosso tempo e dos nossos talentos.
Através de nossa disponibilidade para com aqueles que necessitam de nós, somos solidárias com todos os que sofrem.

A FRATERNIDADE  UNIVERSAL

As histórias sobre Francisco, que contam como ele amava as criaturas e a natureza, são de uma grande beleza poética.
Francisco foi ao encontro de todos os seres animados e inanimados como uma pessoa radicalmente e intimamente reconciliada. Ele chama todas as criaturas de “irmão” e “irmã”: o sol, a lua e as estrelas, o fogo e a terra, a morte e a vida. Tudo é irmanado, formando uma única família na presença de Deus.
Sua relação com as criaturas era marcada pela ternura, pelo respeito e pela cordialidade.

O ESTATUTO MISSIONÁRIO

Os irmãos/ãs que partirem em missão deverão proceder das seguintes maneiras: Abstendo-se de rixas e disputas; Submetendo-se a todos por causa do Senhor; Anunciando a Palavra quando o julgarem agradável ao Senhor. Minoridade e fraternidade devem marcar o engajamento missionário daqueles e daquelas que se dizem franciscanos/as. Anunciar o Evangelho mais pelo exemplo que por palavras e, sobretudo, sem disputas e polêmicas. Os irmãos e irmãs devem escolher para si atitudes de bondade amável, respeito mútuo e igualdade fraterna.

Queridas Irmãs, celebrando nosso Pai Seráfico, somos gratas a Deus pela nossa vocação franciscana e pelo chamado contínuo à conversão em vista de uma fidelidade sempre crescente a Jesus, nosso Mestre e Senhor.  Feliz dia de São Francisco!   
       
Ir. Silvia Corado do Amaral  - Pela Equipe de Liderança Provincial








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, dica ou sugestão. Paz e Bem!